mualaf

soccer

Culture

» » » » » » » Entrevista: Roteirista de AC leu até cardápios de época para escrever história

Com mais de 55 milhões de jogos vendidos, Assassin´s Creed já está no hall das grandes sagas da história dos games. Por trás de todas as histórias da trama está o americano Corey May, roteirista da série. Em passagem ao Brasil para participar da 16ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, o profissional visitou São Paulo, onde concedeu uma entrevista para a INFO.

Na conversa, May se mostrou empolgado com a acolhida dos fãs brasileiros e contou como foram os passos para desenvolver o enredo que coloca o jogador em diferentes momentos históricos.
O roterista também comentou sobre Assassin´s Creed IV:Black Flag, que será lançado em novembro deste ano. A história falará sobre os piratas que dominaram os mares caribenhos durante o século XVIII.  "Vejo que muitas pessoas pensam em piratas como Jack Sparrow, mas essa não é a verdadeira face daqueles homens. Eles também são legais, mas de um jeito diferente", disse.

Confira a seguir a entrevista completa: 

Como aconteceu o convite para você começar a escrever o roteiro de Assassin´s Creed? Eu tinha voltado de uma viagem ao Marrocos, onde estávamos fazendo pesquisas para o Prince of Persia, e tive uma reunião com Patrice Desilets, criador de Assasin´s Creed. Nós conversamos sobre a ideia e ele perguntou se estava interessado em escrever o roteiro e, obviamente, aceitei participar do projeto. A equipe ainda era pequena, com 18 ou 19 pessoas, mas, desde que entrei, não parei de escrever (risos). E tudo isso começou em 2004.

E como você começou a desenvolver todo o universo da saga? Conversei bastante com os produtores da série para desenvolver as ideias. Escrevia duas páginas da história e já perguntava quais eram as coisas que eles tinham gostado ou não e como podíamos construir o nosso herói. Também tivemos de criar os diferentes objetivos do game, além de desenvolver a narrativa dos Assassinos e dos Templários, com suas estruturas e histórias particulares.

Sem contar o fator histórico... Nós conversamos bastante sobre os episódios da História, montando uma linha do tempo com os principais fatos que aconteceram durante os episódios de Assassin´s Creed. Tivemos de pesquisar, por exemplo, quais eventos ocorreram no verão de 1191 e como eles podem se relacionar à nossa trama. Buscamos encontrar grandes momentos históricos para que eles conseguissem entrar de alguma maneira na narrativa dos Assassinos e Templários.

E você gosta de História? Gosto! Eu realmente me sinto bem em pesquisar e descobrir fatos históricos interessantes e me aprofundar em períodos fascinantes como a Renascença. Ao mesmo tempo em que as pessoas estavam desenvolvendo coisas fantásticas, esse também foi um período de grandes conflitos, já que a Itália não era um país unificado. E foi muito interessante descobrir esse cenário de corrupção, ganância e manipulações políticas, que vai muito além da beleza artística.

Quais materiais você utilizou para essa pesquisa? Li alguns livros, dicionários e jornais que contavam sobre a linguagem e os costumes das diferentes épocas históricas. Para o Assassin´s Creed III, que conta uma história mais recente, eu obtive mais fontes de pesquisa, como jornais e cartas, que falavam de locais da época, além de detalhes como cardápios de restaurantes. Eu tentei me afastar da ficção e me ater aos fatos históricos do período.

Vocês construíram uma verdadeira saga, com uma história cheia de detalhes. Qual é o desafio de manter um roteiro coeso? Desde o começo, quando conversei com os produtores da série, nosso objetivo era criar um universo amplo. E, por isso, pensei em uma história que não se esgotasse no primeiro game. Quando você escreve um livro ou um roteiro para um game, deve ajustar certas coisas, mas o ideal é pensar qual experiência você deseja criar.

Os games contam com histórias cada vez mais bem desenvolvidas e complexas, mas como isso deve ser feito para que o jogador não fique entediado? Você precisa desenvolver algo em que acredita, tentando pensar em uma história que os jogadores conseguirão se envolver. Fazemos o melhor para proporcionar uma experiência completa de diversão.

E como você pensa na expansão do game para outras mídias? Um filme está sendo produzido, acredito que há uma boa oportunidade para expandir esse universo. Nós já publicamos quadrinhos e livros e esse é o benefício de escrever um roteiro capaz de ir além dos games: temos histórias que podem ser contadas em diferentes lugares.

Qual é o seu jogo preferido na série? (Risos). Tudo o que eu posso dizer é que não tenho um só favorito, então escolho todos!

E o período histórico que mais gostou de escrever? Cada um tem a sua particularidade, mas estou empolgado com o enredo de Assassin´s Creed Black Flag¸ esse é um período histórico bem interessante. Vejo que muitas pessoas pensam em piratas como Jack Sparrow, mas essa não é a verdadeira face daqueles homens. Eles também são legais, mas de um jeito diferente.

Há algum outro projeto engatilhado? Nós nunca sabemos, talvez (risos)... Tudo que posso dizer é sobre o Black Flag.

Mas você está animado com o novo episódio? Bastante! A equipe tem feito um trabalho incrível, será muito bacana!

Fonte: INFO

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply